Tendo feito algumas inspeções de soldagem em reparos de tubos de caldeiras de alta pressão em minha carreira anterior, essas soldas não são tão boas. Embora os cordões pareçam consistentes em forma, são as cores dos cordões que me preocupariam. O aço inoxidável obtém sua resistência à corrosão pela adição de 10% ou mais de cromo. O cromo na superfície do aço adora se ligar ao oxigênio e formar uma camada protetora de óxido de cromo. Isso protege o ferro no aço da oxidação. A coisa boa sobre o aço inoxidável é que, se a superfície for arranhada, o cromo oxida rapidamente e cura a superfície novamente.
Ver cores na solda significa que, durante o processo de soldagem, o cromo migrou para a superfície, deixando uma região com deficiência de cromo por baixo. Idealmente, a cor da solda deve ser quase a mesma do metal de base. Você pode ver isso em uma parte da solda na primeira foto. Na área que é mais difícil de acessar, você vê a cor passar de metal, para palha, para vermelho e para azul. Quanto mais escura a cor, mais a resistência à corrosão foi comprometida. As cores parecem bonitas, mas não são boas do ponto de vista da soldagem. Você pode ver azul na zona afetada pelo calor do metal de base próximo à solda na segunda foto. A variação de cores na solda na segunda foto seria muito preocupante.
Algumas causas disso são calor excessivo e/ou gás de proteção inerte inadequado ou turbulento. Ao redor da poça de solda, o gás de proteção exclui o ar para evitar a oxidação. No entanto, uma solda mais quente tem uma poça de solda maior e precisa de mais tempo para esfriar. Nessa situação, é possível que o soldador tenha avançado a tocha antes que a poça tenha solidificado completamente, permitindo a entrada de oxigênio. Em áreas de difícil acesso, a turbulência do gás inerte pode permitir que o oxigênio entre na poça de soldagem fundida, causando a oxidação do cromo. Em ambos os casos, o cromo está sendo imediatamente oxidado antes que possa ser incorporado de volta à mistura de metal, deixando uma zona com deficiência de cromo por baixo. Sem cromo, o aço inoxidável não é mais tão inoxidável e a corrosão pode ocorrer.
Agora, tendo dito tudo isso, estou olhando para as soldas do ponto de vista da reparação de tubos de pressão. A integridade da solda é fundamental quando você está lidando com tubos de caldeira que operam em torno de 1000 PSI. Não tanto em tubulações de exaustão. Fique de olho nas soldas azuis em busca de áreas de corrosão, mas provavelmente não serão um problema.
A cor nas soldas pode parecer legal, mas é uma indicação de má soldagem, na minha humilde opinião.